Início » ‘Meu tesouro, meu torrão’: projeto de lei declara toada patrimônio imaterial do Maranhão

‘Meu tesouro, meu torrão’: projeto de lei declara toada patrimônio imaterial do Maranhão

Foi aprovado em primeiro turno, na sessão plenária dessa terça-feira (28), o Projeto de Lei 390/2021, que declara patrimônio imaterial do Maranhão a toada “Maranhão, meu tesouro, meu torrão”, de Humberto de Maracanã, canção símbolo do São João no Estado, reconhecida pelas campanhas de divulgação da cultura maranhense pelo mundo. O Projeto de Lei é de autoria do deputado Luís Henrique Lula da Silva (PT).

“O patrimônio, seja material ou imaterial, é o reflexo da identidade de um povo. Representa tudo o que deve ser preservado, tombado, registrado, revitalizado, ou seja, o que não deve ser esquecido. Ao contrário, procura-se sempre mantê-lo em movimento, vivo e presente”, afirmou o deputado.

O patrimônio imaterial, conforme o deputado, é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade.

A toada “Maranhão, meu tesouro, meu torrão” carrega a história e o legado do povo que deu identidade à cultura maranhense, por meio do apelo à tradição e à cultura ancestral.

E finalizou: “A transformação da toada em patrimônio cultural imaterial, do ponto de vista conceitual, é crível e pertinente. Quando em contato com a evolução histórica das nossas raízes, da preservação da identidade dos povos tradicionais ligados à divindade do Maranhão, torna-se parte de seu patrimônio cultural”.

Fonte: G1 MA

Voltar ao topo