Início » Dança do Lili vai promover evento em comemoração aos 37 anos de atuação na cultura popular do Maranhão

Dança do Lili vai promover evento em comemoração aos 37 anos de atuação na cultura popular do Maranhão

Expressão Folclórica genuinamente caxiense, Dança do Lili, comemora na próxima terça-feira (03) o seu aniversário de 37 anos de atuação na cultura popular do Maranhão. A data, representa a luta perante os desafios impostos pelo mundo contemporâneo para manter viva a tradição que retrata a vida simples, a alegre e o trabalho cotidiano das pessoas da zona rural do estado.

Para celebrar o aniversário, o grupo vai se reunir com outros movimentos culturais de Caxias (MA), em um evento, aberto ao público, que será realizado a partir das 18h na Praça da Chapada, em Caxias (MA). O encontro inclui ainda, entrega de certificados de reconhecimento cultural.  Veja as atrações do evento:

– Dança do Lili Mirim do Bairro Salobro;
– Reisado Mirim Encanto dos Cocais;
– Cacuriá da Dona Roxinha;
– Xaxado Candeeiro Encanto;
– Dança do Lili Adulto.

De acordo com a vice presidente, Valdete Silva, a data representa a luta perante os desafios impostos pelo mundo contemporâneo para manter viva a tradição que retrata a vida simples, a alegre e o trabalho cotidiano das pessoas da zona rural do estado.

“Já são 37 anos de tradição no Maranhão. Um grupo que surgiu em Caxias inspirado em brincadeiras da Semana Santa na zona rural, hoje faz apresentações em várias partes do estado e até mesmo fora dele, mas sempre levando e encantado o público pelo simples fato de representar o povo da roça”, disse.

A data é motivo de muito orgulho para o presidente e criador da Expressão Cultural – Raimundo Nonato, mais conhecido como Pelé. “Caxias está de parabéns, por ser uma cidade inspiradora, cheia de recursos e belezas naturais que nos permitiram a criar essa dança tão maravilhosa que se chama Lili”, ressaltou.

Conheça o Lili:

A Dança Lili nasceu no dia 03 de maio de 1985 e originou-se a partir de brincadeiras da Semana Santa na zona rural de Caxias (MA), onde as pessoas se reuniam em frente às suas casas, dançando e cantando cantigas em versos sem o uso de instrumentos. Ao chegar zona urbana nos anos 80, assumiu  características peculiares, sofrendo mudanças, incorporando novos elementos, a começar pelo uso de instrumentos musicais e o uso de vestuários que lembram a vida e os costumes do homem do campo.

Desde então, o grupo transformou-se em uma das maiores referências culturais da Região Leste Maranhense e sempre participa dos principais eventos organizados no estado, além das atividades alternativas em que são convidados.

Fonte: ASCOM/Associação Artística da Dança do Lili em Caxias

Voltar ao topo